Profissão

A profissão de Colheitador e Facilitador Gráfico

A profissão de Colheitador e de Facilitador Gráfico não é regulamentada, não existem cursos superiores específicos para a sua formação e não há notícia de que alguma empresa já tenha aberto vagas para esta função. O Facilitador Gráfico é, antes de tudo, um empreendedor.

As habilidades deste profissional vão sendo reunidas e refinadas com a própria prática. Entre as mais importantes estão a escuta ativa, a capacidade de síntese, o desenho, a valorização/respeito às contribuições individuais e uma profunda crença na inteligência coletiva.

Para entender o trabalho de um Colheitador e Facilitador Gráfico, é importante diferenciá-lo de trabalhos realizados por outros profissionais. Abaixo encontram-se algumas profissões que, vez ou outra, são entendidas pelos clientes como parte ou extensão possível do trabalho do Colheitador e Facilitador Gráfico.

Esclarecer o que se pode e o que não se pode esperar desse profissional, no momento de sua contratação, é muito importante para a construção de um bom e duradouro relacionamento com o cliente.

Facilitador Gráfico não é Ilustrador

No momento de contratar um facilitador gráfico, é interessante avaliar se o estilo de desenho que ele faz combina com o que você procura. Entretanto, o trabalho do Facilitador Gráfico não é entregar desenhos com as características que o cliente pede, e sim, utilizar o desenho como uma das formas de se registrar idéias e emoções.

A atenção a detalhes como traço, cor, formato e outros detalhes que pouco influenciam nas mensagens registradas desvia o profissional de sua atividade fim e pode gerar ruídos de comunicação e stress, comprometendo a relação profissional de longo prazo.

Colheitador não é Taquígrafo

Apesar de procurar registrar as frases de participantes da forma mais fiel possível, o colheitador não faz e nem pretende fazer a transcrição integral de tudo o que é dito no encontro. Uma parte importante da colheita é a seleção e síntese apenas do que é essencial.

É claro que uma frase forte, de efeito, pode e deve ser transcrita com a mesma precisão conseguida no momento da fala. Mas, se por algum motivo não foi possível registrar a fala exata, representar a mesma idéia com outras palavras é totalmente válido. Contanto que seja a mesma idéia (por isso a importância de checar a Colheita com os participantes, para perceber se eles se sentem representados pelos registros).

Facilitador Gráfico não é Diagramador

O fato de um Facilitador Gráfico conseguir fazer uma composição bonita que reúne elementos de texto e de imagem não o tornam a pessoa perfeita para montar os materiais gráficos do encontro.

Um diagramador tem repertório, softwares adequados, treino e familiaridade com todos os aspectos relativos à elaboração e preparação dos arquivos finais para impressão. Profissional certo na função certa economiza esforço, tempo, dinheiro e produz um resultado de melhor qualidade.

Colheitador e Facilitador Gráfico não são gestores de projeto

Sim, o Colheitador e Facilitador Gráfico precisa entender os objetivos do projeto  para fazer uma síntese adequada. E, sim, talvez seja ele quem tenha, ao final do encontro, a maior possibilidade de fazer uma boa síntese do que foi discutido pelos participantes.

Mas esta não é razão suficiente para que ele se responsabilize pela apresentação dos resultados à alta gestão ou em outros espaços que não o do próprio encontro.

Um colheitador nunca será capaz de ter a percepção das sutilezas da cultura organizacional em que o trabalho está inserido. E pode ser responsabilizado por reações que ele não teria condições de prever.

É papel do gestor de projetos processar os resultados do encontro e colocá-lo na perspectiva do contexto maior no qual o trabalho está inserido.

Contribuições

Se você é Colheitador e Facilitador Gráfico e já passou por situações em que seu trabalho não foi totalmente compreendido pelo cliente, tenho muito interesse em ouvir sua história. Ela nos ajudará a ampliar essas reflexões e a nos colocarmos no específico lugar ao qual pertencemos.

A melhor maneira de entrar em contato comigo Mundo Afora Consultoria. Fico no aguardo da sua história para compormos mais essa importante Colheita!