Colheita

O que é Colheita, no contexto da comunicação?

Colheita é o registro da essência de uma conversa ou reflexão – daquilo que realmente importa, do que é relevante, do essencial.

A clareza sobre os objetivos de uma conversa ou reflexão é muito importante para uma boa colheita. É imprescindível que o profissional da Colheita esteja em plena conexão com o propósito da conversa, que tenha a percepção aguçada para promover a seleção e captação dos elementos que realmente importam, para estabelecer relações e sínteses – e finalmente realizar o registro (que poderá ser um registro escrito, um registro visual ou assumir formas ainda mais criativas como poemas, canções, etc).

A Facilitação Gráfica é uma forma específica de Colheita em que se explora a linguagem visual de forma mais intencional – visite Facilitação Gráfica para mais informações sobre esta modalidade.

Um profissional de colheita comprometido com sua missão de registrar o que de fato foi dito pelos participantes de uma conversa, apresentação ou reflexão, não deve deixar de promover checagens periódicas de entendimento e complementação dos registros.

Propostas, ideias, pensamentos, pontos de vista, perspectivas, visões, argumentos, dúvidas, questionamentos, indagações, dilemas, perguntas poderosas, explicações, informações, respostas, conceitos, histórias, experiências, depoimentos, contrbuições, frases de efeito, conclusões, definições, decisões, resultados, acordos, combinados – tudo pode ser conteúdo de interesse da colheita, desde que esteja a serviço dos propósitos do encontro.

No Dicionário Aurélio, no verbete relativo à linguagem figurada, Colheita está definida como “Aquilo que se colhe, recolhe ou obtém”. Esta definição nos alerta para o fato de que os frutos de uma conversa que não são registrados por uma boa colheita não são de fato obtidos: se perdem na memória difusa.

O Dicionário Houaiss nos esclarece a raiz etimológica da palavra Colheita: derivada do latim, participio passado de colligere, que significa “juntar, reunir, apanhar”. Esta volta ao passado nos lembra que é muito importante que as conclusões da Colheita sejam  reunidas e consolidadas num suporte único e acessível.

Nas demais sessões deste site, você encontrará outras informações sobre Colheita, tais como aplicações em contextos específicos e benefícios gerais identificados em diversos ambientes, entre outros.

Poderá também navegar no arquivo de notícias, divididas por data de publicação, palavra-chave ou categoria, que contam sobre aprendizados, histórias e experiências de alguém que vive a Colheita e a Facilitação Gráfica em seu dia-a-dia pessoal e profissional.

Para informações sobre os serviços profissionais em Facilitação Gráfica e Colheita, entre em contato com Camila Rigo, na Mundo Afora Consultoria.

Boa leitura!