Benefícios

Benefícios da Facilitação Gráfica e da Colheita

Parte dos benefícios associados a cada um dos contextos de aplicação da Facilitação Gráfica e da Colheita, podem ser conferidas em Aplicações.

Nos parágrafos abaixo encontram-se alguns efeitos mais abrangentes e sutis da Colheita e da Facilitação Gráfica, frutos de observações pessoais em diversos projetos e ambientes (empresarial, governamental, não governamental, acadêmico, familiar, íntimo…)

Atenção e Foco

Seja numa conversa ou numa investigação íntima, o fato de acompanharmos, em tempo real, a construção de um painel que vai consolidando e enfatizando as relações existentes entre os elementos trazidos para uma conversa ou reflexão, aumenta de forma natural a atenção e o foco para a questão.

Mesmo nos momentos em que uma associação de ideias leve o indivíduo a outros pensamentos que o desconecte do assunto principal, torna-se mais rápido e fácil recuperar as informações perdidas e o foco na questão com o suporte da Facilitação Gráfica e da Colheita.

Nos contextos de resolução de problemas, o fato de um painel-síntese esclarecer (e destacar, em primeiro plano) qual é o desafio (organizando os principais aspectos que compõem a análise em segundo plano) contribui para que o grupo ou a pessoa envolvida não se perca em meio às causas e consequências do problema, mantendo o foco e o direcionamento necessários para uma boa atuação.

Escuta, Olhar Apreciativo, Senso de Pertencimento e Estímulo à Participação

O profissional de Colheita e Facilitação Gráfica tem, como matéria prima para seu trabalho, a escuta. Os participantes de uma conversa ou reunião que conte com esse profissional, invariavelmente relatam a sensação de sentirem-se ouvidos, considerados e valorizados a cada frase ou idéia que passa a integrar o painel. O olhar apreciativo para as contribuições é uma tônica desse tipo de trabalho.

Acompanhar a construção do painel, por esse ponto de vista, é acompanhar a tangibilização dos resultados alcançados pela construção coletiva. Daí a sensação de sentir-se parte de um todo coeso, em que as divergências só vem a enriquecer o entendimento de uma dada questão (inteligência coletiva). A sensação de que existe um objetivo e uma história comuns, compartilhados por todos, é um efeito frequente da presença da Facilitação Gráfica e da Colheita.

Finalmente, num ambiente em que as opiniões são bem vindas e integram um produto final palpável, especialemente sendo cheio de beleza e significado, as pessoas se sentem convidadas a fazerem intervenções, motivadas a deixarem sua marca. A Facilitação Gráfica e a Colheita são, neste sentido, indutoras de participação nos grupos.

Objetividade, Eficiência e Produtividade

Não é raro presenciarmos, em uma reunião ou encontro de qualquer natureza, pessoas que se sentem impelidas a repetir ideias já trazidas para o coletivo, talvez por não sentirem que tenham sido ouvidas ou corretamente entendidas.

A presença da Facilitação Gráfica ou da Colheita tende a reduzir este tipo de ansiedade, uma vez que a pessoa verifica o registro da fala no painel e pode instantaneamente explicar de forma mais clara seu ponto, bem como a relação com outros aspectos já registrados, para garantir o correto entendimento por todos os presentes.

O fato de uma ideia já estar registrada no painel também evita redundâncias e repetições ao desestimular falas que sirvam somente para que seu autor reforce uma posição – uma vez que empodera o grupo a expressar que determinada fala é desnecessária (afinal já está visível e considerada por todos).

Esta somatória de fatores faz com que a Colheita e a Facilitação Gráfica sejam excelentes aliadas no aproveitamento e na administração do tempo.

Num painel de Colheita ou Facilitação Gráfica, a autoria de cada ideia ou contribuição tende a desaparecer, já que a maior importância está no próprio significado da informação ou visão trazidos para a discussão. Nesse contexto, não é raro que um participante sinta-se repreentado pela voz de um outro, ainda que não tenha expressado seu pensamento em voz alta.

Este “desacoplamento” entre autor e obra dá ao grupo (e a cada indivíduo) a oportunidade de olhar para o conteúdo pela perspectiva de um observador externo, sem a presença de bloqueios ou barreiras impostos pela vaidade, livres para estabelecer novas conexões e identificar lacunas nos raciocínios, aumentando a eficiência e a produtividade da inteligência coletiva em ação.

Transparência, Validação e Co-Responsabilidade

Dificilmente haverá suspeita de que um determinado processo participativo foi manipulado quando existe a presença da Facilitação Gráfica ou da Colheita. Os participantes do encontro conferem a produção do registro in loco e em tempo real, interferindo quando necessário e validando as informações registradas de forma contínua.

Existe, portanto, transparência por parte dos promotores do evento ou sessão, e co-responsabilidade, por parte dos participantes, em relação ao registro produzido.

Compartilhamento e Continuidade

Compartilhar os resultados de um determinado processo é muito mais fácil quando se tem o apoio da Facilitação Gráfica e da Colheita – uma vez que o essencial das conversas já se encontra captado e organizado ao término da programação.

Isso é especialmente importante nas situações em que proposta não se conclui num só dia e seja necessário rever de forma rápida, objetiva e clara as produções anteriores para alimentar novas etapas. A Colheita e a Facilitação Gráfica promove, portanto, maior coesão em programas de mais longa duração.

A disseminação das reflexões para outros públicos não participantes do encontro também pode ser beneficiada pela Colheita, ainda que neste caso seja necessário um segundo esforço de sistematização dos conteúdos – geralmente feito em forma de relatório, para não interferir no registro feito em tempo real – para garantir que lacunas existentes não levem a mal entendidos.