Aplicações

Aplicações da Facilitação Gráfica e da Colheita

Muitos encontros podem se beneficiar da presença da Facilitação Gráfica e da Colheita, como você poderá conferir nos tópicos abaixo.

Palestras, Conferências, Simpósios, Apresentações

Numa palestra, conferência, simpósio ou apresentação – ou seja, num contexto de comunicação unidirecional, estruturada previamente – a Colheita e a Facilitação Gráfica representam formas inovadoras de captar os momentos e conteúdos de maior relevância, consistindo num registro que desperta a curiosidade do público.

A digitalização e envio do material a posteriori pode funcionar como ferramenta de relacionamento / continuidade na comunicação com os interessados.

Aulas, Cursos, Formações, Workshops, Programas de Desenvolvimento Humano

Numa aula, curso, formação, workshop ou programa de desenvolvimento humano, o fluxo de trabalho é planejado previamente, mas pode sofrer alterações em função das respostas dos participantes e alunos.

Em contextos como esses, a Facilitação Gráfica e a Colheita podem assumir o papel de sistematizadoras da aprendizagem e captadora da evolução dos indivíduos e grupos, por meio de seus depoimentos. Ela pode ser útil para o próprio processo, ao possibilitar a retomada de conteúdos que alimentarão o próximo passo da aprendizagem.

A digitalização e disponibilização do material a posteriori pode servir para o compartilhamento de resultados com apoiadores, divulgação de novas edições dos programas, consolidação de aprendizagem junto aos alunos e registro da experiência para reflexão pelo educador ou facilitador.

Reuniões, Encontros, Conversas, Debates, Diálogos, Discussões

Numa reunião, encontro, conversa, debate, diálogo ou discussão sempre existe um tema norteador, mas o conteúdo, os acordos, as ideias e as definições vão sendo construídos em tempo real, na interação e relacionamento entre as pessoas, a partir das contribuições de cada envolvido.

Neste contexto, a Colheita e a Facilitação Gráfica têm a função de não permitir que conteúdos importantes se percam, honrando a inteligência coletiva presente, ao mesmo tempo em que procura organizar os tópicos de forma a auxiliar a assimilação pelos participantes da conversa, em tempo real – tornando o tempo melhor aproveitado e o encontro mais produtivo.

É evidente também o importante papel de checagem imediata e contínua de entendimentos que a Colheita e a Facilitação Gráfica exercem neste contexto, bem como o registro dos consensos para posterior consulta.

Eventos, Cerimônias, Celebrações, Solenidades

Um evento, cerimônia, celebração ou solenidade é um momento significativo para os envolvidos.

A Facilitação Gráfica e a Colheita podem tomar a forma de um registro personalizado que expresse as emoções e a identidade própria desses momentos marcantes.

Reflexões individuais e conjuntas

Qualquer processo de reflexão individual ou conjunta tem como foco questões que não são claras ou são consideradas complexas para seus protagonistas.

A Colheita e a Facilitação Gráfica podem ajudar na enunciação de crenças, considerações e argumentos preliminares que, tornados tangíveis, poderão ser objetos de novas análises, relações, ressalvas e priorizações, evitando os pensamentos circulares e a paralisia que impede o avanço para novos patamares de compreensão.

Os registros também tem um importante papel no médio e longo prazo, pois esclarece as bases dos pensamentos e decisões passados, auxiliando em análises e reflexões futuras.

Outros Benefícios

Além dos benefícios específicos relativos às aplicações da Colheita e da Facilitação Gráfica nos contextos descritos acima, outros benefícios mais gerais e sutis podem ser conferidos na sessão Benefícios.